quinta-feira, 15 de outubro de 2020

O Sol, A Lua e os Rolling Stones - Rich Cohen

Atenção, este livro NÃO funciona como biografia, se você está procurando a trajetória da banda, detalhes de cada disco, etc, vá atrás da escrita pelo Christopher Sandford. O que temos aqui é jornalismo musical feito por um ex colaborador da revista Rolling Stone, Rich Cohen. 

É disso que se trata O Sol, A Lua e os Rolling Stones, um apanhado de boas matérias jornalísticas costuradas com certa habilidade, onde Cohen intercala sua própria história com a da banda. Então se num capítulo ele conta os primórdios dos Stones, no outro ele fala da matéria de capa que escreveu em 94, e assim a coisa segue numa estrutura não linear, mas que não chega a ser confusa. 

Cohen escreve bem, às vezes carrega nas tintas...mas vá lá, são os Stones, verdadeiros Titãs da cultura popular. Fiquei chateado dele não ter escrito uma linha sequer sobre assuntos importantes: Goats Head Soup, saída do Mick Taylor, etc, etc...porém, repetindo, não era a proposta. 

Um bom trabalho recomendável pra fãs, de preferência os que já dispõe de uma boa biografia. Ah, antes que eu esqueça, o livro tem uma pegadinha irritante: é muito menor que parece, um posfácio gigantesco da uma turbinada fake no tamanho da coisa. 

3,5 estrelas